ACABA A GREVE NO BB E CAIXA EM FEIRA, ITABUNA E CONQUISTA - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » ACABA A GREVE NO BB E CAIXA EM FEIRA, ITABUNA E CONQUISTA
Em 28/10/2015

ACABA A GREVE NO BB E CAIXA EM FEIRA, ITABUNA E CONQUISTA

ACABA A GREVE NO BB E CAIXA EM FEIRA, ITABUNA E CONQUISTA

Em assembleias realizadas na noite de ontem (27), os bancários da Caixa e Banco do Brasil das bases dos sindicatos de Itabuna, Feira de Santana e Vitória da Conquista decidiram encerrar a greve e voltar ao trabalho a partir de hoje. Os empregados do Banco do Nordeste continuam com as atividades paralisadas em todo o estado.

Os bancários aceitaram a proposta apresentada pela Fenaban, que inclui 10% de reajuste nas verbas salariais e na participação nos lucros e resultados, 14% na cesta e auxílio alimentação, PLR adicional de 4% do lucro, distribuída igualmente, além de questões da pauta de reivindicações específicas do funcionalismo dos dois bancos.

Na Caixa, destaca-se também entre os pontos negociados a suspensão da terceira onda do programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), fim dos 15 minutos de pausa para mulheres antecedendo a jornada extraordinária (em localidades onde não existem ações judiciais), retorno do adiantamento odontológico (a partir de janeiro de 2016), devolução dos dias descontados em mobilizações em defesa da Caixa 100% Pública e contra a terceirização, e promoção por mérito para 2017, no plano de carreira. Reivindicações pontuais dos empregados nas mesas de negociações com o banco durante toda a Campanha Nacional.

As conquistas no BB incluem a manutenção do formato do pagamento semestral da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que corresponde à distribuição linear de 4% do lucro líquido entre todos os trabalhadores, além dos módulos bônus e Fenaban. Estender aos funcionários egressos de bancos incorporados (optantes pelo regulamento de pessoal do Banco do Brasil) os seguintes benefícios do PAS: perícia odontológica, deslocamento para tratamento de saúde no país, doação ou recepção de órgãos e tecidos (transplantes) e remoção por táxi-aéreo. Além disso, a Lapef – Licença para Acompanhar Pessoa Enferma da Família.

A direção do BB também assumiu compromisso junto aos representantes dos trabalhados nas questões: oferta de 4 mil bolsas de estudos de graduação, destinada a não graduados. Instalação de equipamento de segurança de detecção de metais nas agências que forem realocadas e as que passarem por reforma de grande vulto, não exigência da trava de relacionamento (365 dias) para nomeação, dentre outros itens. (Feeb Ba/Se)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo