Recursos naturais estão no vermelho - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
  • »
Home » Notícias » Recursos naturais estão no vermelho
Em 02/09/2013

Recursos naturais estão no vermelho

Recursos naturais estão no vermelho Não dá mais para o mundo viver num ambiente sem sustentabilidade. Os recursos naturais do planeta estão acabando, e a humanidade está mais consumindo do que colaborando para permanência dos recursos.
 

Pesquisa realizada pela GFN (Global Footprint Network), instituição internacional parceira da WWF (World Wildlife Fund), alerta que as taxas de consumo chegaram ao limite no dia 20 de agosto, chamado de Overshoot Day, ou seja, dia da sobrecarga.
 
A partir desta data, a população mundial passou a desperdiçar mais do que o planeta pode oferecer até o fim do ano. Recursos básicos, como alimentos, matérias-primas e absorção de gás carbônico estão sendo mais desperdiçados do que repostos.
 
Os resultados, calculados a partir da pegada ecológica, evidenciam que as pessoas utilizaram, em pouco mais de oito meses, tudo o que a natureza consegue regenerar durante um ano. 
 
Daí em diante, a conta fica negativa e existe perda de biodiversidade, redução de florestas, escassez de alimentos e de recursos pesqueiros e acúmulo de gás carbônico. As grandes empresas e toda a população devem tomar consciência de que a conta deve ser paga o mais rápido possível.

Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo