Com aumentos da Selic, bancos aumentaram juros em julho, diz BC - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
  • »
Home » Notícias » Com aumentos da Selic, bancos aumentaram juros em julho, diz BC
Em 30/08/2013

Com aumentos da Selic, bancos aumentaram juros em julho, diz BC

Com aumentos da Selic, bancos aumentaram juros em julho, diz BC

As taxas de juros do crédito do sistema financeiro subiram em julho, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Banco Central (BC). A taxa para as famílias (pessoas físicas) subiu 0,9 ponto percentual para 25,1% ao ano, de junho para julho. A alta para as empresas (pessoas jurídicas) chegou a 0,3 ponto percentual para 14,4% ao ano.

Nas operações de crédito com recursos livres, a alta chegou a 1,4 ponto percentual para 36,2% ao ano para as pessoas físicas, e a 0,6 ponto percentual para 20% ao ano para as empresas.

No crédito com recursos direcionados (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura) a taxa ficou estável para as empresas, em 7,4%, e subiu 0,1 ponto percentual para as famílias, ao alcançar 6,8% ao ano.

Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, a alta é devido aos aumentos da taxa básica de juros, a Selic. "As taxas de juros cresceram no mês em linha com o ciclo de política monetária", disse.

A inadimplência (atrasos superiores a 90 dias) de todo o sistema financeiro ficou estável para as famílias em 5% e caiu 0,1 ponto percentual para as empresas ficando em 2%. A taxa média de inadimplência de empresas e famílias caiu 0,1 ponto percentual para 3,3%, o menor nível da série histórica iniciada em 2011.

A inadimplência do crédito com recursos livres também ficou estável de junho para julho para empresas (3,5%) e famílias (7,2%).

O estoque total de crédito do sistema financeiro chegou a R$ 2,545 trilhões em julho com crescimento de 0,6% no mês e 16,1%, em 12 meses. Esse saldo representou 55,1% de tudo o que o país produz - Produto Interno Bruto (PIB). Em junho essa relação estava em 55,2% e em julho do ano passado, em 51,1%.

Fonte: Agência Brasil


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo