PL quer criminalizar a privatização das estatais - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
  • »
Home » Notícias » PL quer criminalizar a privatização das estatais
Em 15/09/2020

PL quer criminalizar a privatização das estatais

PL quer criminalizar a privatização das estatais

Em mais uma tentativa de frear a sanha privatista do governo Bolsonaro, o Projeto de Lei 4269/20 pretende tornar crime a venda das estatais brasileiras sem autorização do Congresso Nacional. A iniciativa prevê reclusão de 10 a 16 anos e multa de 1% a 20% do faturamento bruto da empresa pública ou da sociedade de economia mista afetada no exercício anterior à ocorrência. 


O governo tenta a todo custo burlar a lei e entregar de bandeja o patrimônio nacional sem se preocupar com a população e a soberania do país. As recentes propostas de bancos federais para vender ou comprar ativos comprovam e alertaram para as irregularidades da MP 995, que privatiza a Caixa através da venda de subsidiárias - Caixa Seguridade, Caixa Cartões e Caixa Loterias.


Diante da ofensiva, os deputados federais Érika Kokay (PT/DF) e Frei Anastácio Ribeiro (PT/PB) criaram o PL. A iniciativa ainda exige a licitação para aquisições, cessões e alienações de carteiras de instituições financeiras federais. 


A intenção dos parlamentares é incluir o artigo 94-A na Lei 13.303/16 (lei das Estatais). Para isso, devem a acrescentar que “Constitui crime contra o patrimônio público realizar atos com o objetivo de desestatizar sem autorização legislativa, parcial ou totalmente, empresa pública ou sociedade de economia mista, inclusive por meio de alienação de ativos transferidos para subsidiárias com este objetivo”. (SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo