Crescem os golpes financeiros contra idosos - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
  • »
Home » Notícias » Crescem os golpes financeiros contra idosos
Em 15/09/2020

Crescem os golpes financeiros contra idosos

Crescem os golpes financeiros contra idosos

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, com aumento das transações digitais, houve alta de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos. Em 70% das fraudes, o cliente do banco é induzido a fornecer informações confidenciais e senhas para os estelionatários. O golpe de falso motoboy teve crescimento de 65%.

O levantamento da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) também mostrou que as organizações financeiras registraram aumento de mais de 80% nas tentativas de ataques de phishing. Este tipo de golpe começa com e-mails enviados aos clientes com links que direcionam o usuário a site falsos. Cuidado.

Os dados comprovam que o investimento de R$ 2 bilhões por ano em segurança da informação é insuficiente e não garante tranquilidade e segurança aos clientes. Vale alertar que os bancos não ligam para o usuário pedindo senha e número do cartão ou para realizar qualquer tipo de transação. Muito menos envia funcionário para a residência das pessoas para retirar o cartão. 

Na tentativa de amenizar e combater a alta das fraudes financeiras, será lançada campanha com medidas para informar e conscientizar para a proteção e enfrentamento à violação de direitos das pessoas idosas. (SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo