No BB, saúde e condições de trabalho em pauta - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
  • »
Home » Notícias » No BB, saúde e condições de trabalho em pauta
Em 13/08/2020

No BB, saúde e condições de trabalho em pauta

No BB, saúde e condições de trabalho em pauta

Nesta sexta-feira (14/08), as questões relacionadas à saúde e condições de trabalho que geram um ambiente adoecedor serão discutidas na terceira rodada de negociações com o Banco do Brasil. A Comissão de Empresa dos Funcionários e a instituição financeira se reúnem, por videoconferência, a partir das 10h. 


A discussão é fundamental não apenas por conta da pandemia e exposição dos funcionários ao novo coronavírus, mas, porque a categoria é uma das que mais adoece por conta da pressão excessiva pelo cumprimento de metas abusivas. 


O aumento de 40,4% no total de benefícios concedidos aos bancários entre 2009 e 2013 comprova. Para os demais profissionais, a alta foi de 26,2%, segundo pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas) feita com base em dados da Previdência Social.  


Depressão, ansiedade, estresse e as LER/Dort (56%) foram as causas mais comuns de afastamento entre 2009 e 2018, para mais da metade. Ainda de acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), desde 2013 as doenças psicológicas passaram a ser mais causadoras de afastamento do que as que as Ler/Dort.


A sobrecarga de trabalho pela falta de funcionários também pode causar adoecimento. O BB fechou 3.694 postos de trabalho em um ano.(SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo