As implicações da pandemia para a educação, segundo Dermeval Saviani - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
  • »
Home » Notícias » As implicações da pandemia para a educação, segundo Dermeval Saviani
Em 30/07/2020

As implicações da pandemia para a educação, segundo Dermeval Saviani

Deveríamos cuidar de desenvolver políticas de inclusão digital e atividades de leitura e escrita para todos os alunos, independentemente da série em que estariam matriculados, caso não sobreviesse a pandemia.

O filósofo e pedagogo Dermeval Saviani em entrevista ao jornalista Cezar Xavier.

O advento da pandemia do coronavírus provocou a necessidade do isolamento social com a recomendação de permanência em casa, em regime de quarentena. Em consequência, no início do ano letivo deste ano, as escolas foram fechadas e as aulas suspensas. Surgiu a proposta do ensino remoto para suprir a ausência das aulas presenciais. 

Esta expressão “ensino remoto” vem sendo usada como alternativa à educação à distância. Isso, porque a EAD já tem existência regulamentada, coexistindo com a educação presencial como uma modalidade distinta, oferecida regularmente. Diferentemente, o ensino remoto é posto como um substituto do ensino presencial, excepcionalmente neste período da pandemia, em que a educação presencial se encontra interditada. 

Como se vê, por definição, o ensino remoto não pode ser admitido como equivalente ao ensino presencial, sendo admitido apenas como exceção. E se diferencia da educação à distância, porque também não preenche os requisitos definidos para essa modalidade, conforme regulamentação em vigor. 

Fonte: Portal Vermelho


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo