Morte de Tereza Costa Rêgo tem forte repercussão em PE - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
  • »
Home » Notícias » Morte de Tereza Costa Rêgo tem forte repercussão em PE
Em 27/07/2020

Morte de Tereza Costa Rêgo tem forte repercussão em PE

O falecimento da pintora Tereza Costa Rêgo neste domingo (26) representa uma grande perda primeiramente para os seus familiares, mas também para a vida artística e política, especialmente de Pernambuco. Tereza morreu aos 91 anos, vítima de complicações por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido no sábado (25).

“O cenário artístico e cultural de Pernambuco ficou menor com a morte de Tereza Costa Rego”, disse o governador Paulo Câmara – FOTO: André Rêgo Barros/Divulgação

O falecimento da pintora Tereza Costa Rêgo neste domingo (26) representa uma grande perda primeiramente para os seus familiares, mas também para a vida artística e política, especialmente de Pernambuco. Tereza morreu aos 91 anos, vítima de complicações por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido no sábado (25). As informações são do site JC NE10

O governador Paulo Câmara (PSB) lamentou a morte de Tereza Costa Rêgo. “O cenário artístico e cultural de Pernambuco ficou menor com a morte de Tereza Costa Rego. É impossível dimensionar em palavras a importância da sua obra para o nosso Estado e para o Brasil”, disse o governador, por meio de nota.

Paulo Câmara destaca que, além de paisagista, doutora em história, militante de esquerda, Tereza Costa Rêgo “era, acima de tudo, uma artista plastica de corpo e alma, que traduzia com beleza e perfeição seus sentimentos nas telas, retratando ali o imaginario popular, nossas lutas libertarias, a forca da mulher, paisagens de Olinda e Recife e tantas outras figuras da nossa cultura”

“Tereza, certa vez, afirmou que ‘pintaria até não poder mais’, e assim o fez. Sua partida fara uma imensa falta a arte brasileira. Quero me solidarizar com todos os seus familiares, amigos e admiradores neste momento de profundo pesar”, finaliza a nota.

Família

A família da artista agradeceu as condolências e mensagens recebidas. “Devemos sempre lembrá-la com amor, gratidão, alegria e saudade por tudo o que Tereza nos proporcionou em vida. Neste momento de dor e profunda tristeza, a família pede aos amigos e amigas, sensíveis compreensões para que ela possa, nos seu convívio, superar a imensurável perda”, diz nota.

Joana Rozowik, neta

Neta de Teresa Costa Rego, a jornalista Joana Rozowik, também manifestou o seu pesar pela perda da avó. “A minha avó era um acontecimento, uma força da natureza. Uma pessoa muito cheia de vida, uma cabeça muito jovem e inquieta. E ninguém está preparado para que uma coisa assim cesse, mesmo ela tendo 91 anos”, diz Joana, também por meio de nota.

Joana diz que a sua avó partiu, mas o seu legado como pintora permanece. “A grandeza de sua obra, sua contribuição para a arte, a cultura e os costumes de nosso país ficam para o mundo. Agora devemos trabalhar para que seu acervo seja preservado e que mais e mais pessoas tenham acesso a ele”, finaliza a nota.

Fonte: Portal Vermelho


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo