Duplo desastre do governo Bolsonaro - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
  • »
Home » Notícias » Duplo desastre do governo Bolsonaro
Em 21/07/2020

Duplo desastre do governo Bolsonaro

No momento em que o Brasil ultrapassa a marca de 80 mil mortes pela Covid-19, a taxa de desemprego se encarrega de revelar a dimensão de outra tragédia, essa social. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que no fim de junho o número de desempregados atingiu o maior valor da série da Covid-19. De acordo com a pesquisa, 82,5 milhões de brasileiros tinham trabalho na última semana de junho, contra 84 milhões na semana anterior.

O IBGE informa que 12,4 milhões de brasileiros estavam em busca de trabalho na semana encerrada em 27 de junho, o que equivale a uma taxa de desemprego de 13,1%, ou 2,6 milhões de pessoas a mais do que a primeira edição da pesquisa, na semana encerrada no dia 9 de maio. Na comparação com a semana imediatamente anterior, houve acréscimo de 700 mil pessoas em busca de trabalho.

Esses números traduzem um duplo desastre do governo Bolsonaro. No caso da economia, o presidente prometera demagogicamente resgatar o crescimento, gerar emprego e salário. De modo falacioso, também, antagonizou o impulso à economia com a defesa da vida, quando a experiência internacional comprovou que os países que controlaram a pandemia já retomam o crescimento econômico. O resultado é esse mostrado pelo IBGE. Da mesma forma, os números da pandemia são a prova cabal de que esse governo não tem a menor responsabilidade com o povo.

Os dados dos dois casos decorrem, em grande medida, da irresponsabilidade do governo quanto a medidas que deveriam ser adotadas. Além de não definir e aplicar um projeto de prevenção e enfrentamento aos efeitos da pandemia, a economia ficou entregue à receita ultraliberal e neocolonial do ministro Paulo Guedes, comprovadamente contrária às urgências que surgiram com a crise econômica e com a Covid-19.

Não se pode falar em retomada de crescimento econômico sem uma estratégia para enfrentar a pandemia. E o que se vê é a repetição dos mesmos dogmas neoliberais de sempre, com o resultado trágico mostrado, além dos números, pelas filas de trabalhadores na busca de alguma renda em aplicativos de entrega. Em resumo, Bolsonaro demonstra a cada dia que não reúne nenhuma condição para seguir governando o Brasil.

Portal Vermelho abraça afetuosamente as famílias enlutadas. Vamos seguir fazendo nossa parte no âmbito da jornada das forças democráticas e das instituições brasileiras para salvar vidas e para que Brasil supere a pandemia.

Fonte: Portal Vermelho


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo