Total de 10,3 mil indígenas infectados é maior que 3 países vizinhos - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
  • »
Home » Notícias » Total de 10,3 mil indígenas infectados é maior que 3 países vizinhos
Em 03/07/2020

Total de 10,3 mil indígenas infectados é maior que 3 países vizinhos

Número da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) é maior que o da Secretaria de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde. Servidores do Governo Federal e frigoríficos foram responsáveis por entrada do vírus nas aldeias.

Foto: Mídia Ninja

O Brasil tem 10,3 mil casos confirmados de covid-19 entre indígenas, segundo dados contabilizados nesta quinta-feira (2) pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). O número é maior que o total de casos do Uruguai (947), Paraguai (2303) e Venezuela (6062), somados. A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, apresenta um número menor: 6,8 mil confirmados até esta quarta-feira (1º), que equivalem a 66% do levantamento feito pela entidade.

As mortes devido à covid-19 também apresentam divergência entre o informado pela sociedade civil e pelo governo. A comissão da Apib, que conta com entidades ligadas às comunidades indígenas, diz que são 408 mortos. Eles dizem que a Sesai listou 251 óbitos, mas no site da secretaria do ministério consta o número 158, que equivale a 38,7% do total contado pela Apib.

Ainda segundo as entidades, a Sesai não tem feito o atendimento e o registro dos indígenas infectados em contexto urbano. A Apib diz que “repudia a medida e exige a revogação da medida para que todos os indígenas sejam atendidos”.

Fonte: Portal Vermelho


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo