Mais de 80% dos brasileiros veem risco à democracia ameaças contra STF - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
  • »
Home » Notícias » Mais de 80% dos brasileiros veem risco à democracia ameaças contra STF
Em 29/06/2020

Mais de 80% dos brasileiros veem risco à democracia ameaças contra STF

Pesquisa Datafolha revela que espalhar fake news contra políticos e membros do STF, bem como os protestos de rua pelo fechamento do Congresso e Supremo, são graves ameaças à democracia

(Foto: Reprodução)

Dados revelados pela pesquisa Datafolha, realizada entre 23 e 24 de junho, revelam que 81% dos entrevistados consideram que espalhar fake news contra políticos e ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) configura ameaça à democracia. 68% possuem a mesma avaliação sobre as manifestações de rua que pedem o fechamento do Supremo e do Congresso.

No caso do fake news, somente 17% dizem não apresentar risco e 3% não opinaram. Sobre os atos pedindo fechamento das instituições, 29% acham que não há perigo para democracia e 3% não souberam.

Ou seja, o uso de notícias falsas contra políticos e ministros do Supremo ultrapassa os protestos de rua e em redes sociais como perigo percebido à democracia.

Os mesmos pedidos de intervenção feitos em redes sociais atraem repúdio semelhante, de 66% dos ouvidos pelo instituto, enquanto 31% não veem problema neles e 3% não opinaram.

Crise política

Segundo o UOL, as críticas a esses Poderes, feitas principalmente por defensores do governo Jair Bolsonaro, são uma das tônicas da crise política pela qual o Brasil passa. Desde o começo do ano, o presidente, que historicamente é um defensor do golpe e da ditadura militar de 1964, agudizou o conflito.

Fonte: Carta Capital


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo