Caixa descumpre protocolo de prevenção à Covid - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
  • »
Home » Notícias » Caixa descumpre protocolo de prevenção à Covid
Em 19/06/2020

Caixa descumpre protocolo de prevenção à Covid

Caixa descumpre protocolo de prevenção à Covid

A Caixa tem descumprido o protocolo de intenções, que tem o intuito de adotar boas práticas na prevenção ao coronavírus. A CEE (Comissão Executiva dos Empregados) cobra do banco o cumprimento de pontos essenciais como a atuação referente ao grupo de risco mais abrangente e o afastamento dos terceirizados em caso de contaminação no local de trabalho.

Pelo documento assinado em conjunto pelo movimento sindical, MPT (Ministério Público do Trabalho), MPF (Ministério Público Federal), a Caixa tem de afastar imediatamente quando houver casos confirmados ou suspeitos de Covid-19 na unidade, com adoção de quarentena. Mas, o banco também tem descumprido. 

A CEE reivindica a necessidade de revisão do novo protocolo da instituição que estabelece que só serão afastados os trabalhadores que tiveram contato físico direto a um 1,5 metro do infectado, desconsiderando que o vírus se aloja nas superfícies. Os protocolos precisam ser reforçados, não abrandados, como a Caixa fez em maio, com os índices de contágio e adoecimento no país tão altos. 

O movimento sindical cobra a adoção de medidas efetivas para a proteção dos empregados e terceirizados das agências, tanto para as atividades internas como externas. Afastamento ou colocação em trabalho remoto de todos, sem distinção, sem prejuízos de vencimentos, que estejam entre o denominado grupo de risco. 

Além do afastamento imediato de empregados ou recomendação de afastamento de terceirizados que testem positivo ou apresentem indícios de contaminação, conforme protocolos médicos, e higienização imediata da respectiva agência. Tudo sem prejudicar o recebimento do salário. (SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo