Dia nacional de luta em defesa da Caixa - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
  • »
Home » Notícias » Dia nacional de luta em defesa da Caixa
Em 13/01/2020

Dia nacional de luta em defesa da Caixa

Dia nacional de luta em defesa da Caixa #ACAIXAETODASUA

Hoje é dia nacional de luta em defesa da Caixa.
A campanha #ACAIXAÉTODASUA foi lançada em outubro pelo Comitê Nacional em Defesa da Caixa para impedir que o processo de privatização imposto pelo atual governo avance. Para chamar a atenção de empregados da Caixa Econômica Federal e da sociedade, a campanha vem intensificando  a defesa da instituição e chamando a atenção dos brasileiros para os danos e perdas que a privatização das áreas mais lucrativas da Caixa pode gerar.
A Caixa é o banco público de todos os brasileiros. Responsável por financiar mais de 17 milhões de unidades desde 1964. O papel social da instituição financeira, no entanto, está ameaçado.
É por meio de setores, como as loterias, os seguros e os cartões, que a Caixa financia o sonho da casa própria, do acesso à faculdade com o Fies e do crédito mais barato. É por intermédio delas também que saem os recursos para o Minha Casa Minha Vida, o maior programa habitacional do Brasil. Além disso, parte do dinheiro arrecadado com as loterias é aplicado no esporte, na cultura e na segurança nacional. Com a venda dessas áreas e a retirada do FGTS, o Brasil todo perde. Mas a população de baixa renda é a que será mais prejudicada com o fim do seu acesso ao sistema financeiro, ao crédito, à poupança e a outros serviços.
  A Caixa, que completou 159 anos ontem (12/01), sofre as ameaças de privatização que enfrentou nos anos 90.  Diante de tantos prejuízos, é fundamental fortalecer a rede de defesa da Caixa. Com a venda do banco, perdem a economia do país e os brasileiros.


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo