GT de Saúde do Itaú obtém progresso - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
  • »
Home » Notícias » GT de Saúde do Itaú obtém progresso
Em 12/12/2019

GT de Saúde do Itaú obtém progresso

GT de Saúde do Itaú obtém progresso

Após reunião em São Paulo, com o banco, o GT (Grupo de Trabalho) de Saúde do Itaú conquistou o parcelamento do adiantamento de salário aos trabalhadores afastados. A proposta, apresentada ontem (11), varia de 3 a 12 vezes, a depender da quantidade de salários envolvidos na dívida do trabalhador. 


A condição para o acordo é que caso o valor não seja quitado na folha, poderá ser descontado até 50% do pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Antes da negociação, o banco descontava toda a gratificação.


A medida é importante, pois o trabalhador, ao se afastar, mantém os compromissos financeiros, que somados aos gastos com o tratamento, os deixa sem condições de quitar a dívida de uma vez só. 


Outro trunfo da negociação foi sobre os atestados médicos. Agora o funcionário que precisar se afastar em até quatro dias poderá enviar direto para a área de licenças pelo IU Conecta, que é o aplicativo dos funcionários do banco. O objetivo do movimento sindical agora é ampliação do serviço para afastamentos de 15 dias ou mais, já que por muitas vezes o trabalhador não consegue levar a comprovação até o local de trabalho. Sem contar que o gestor, por conta da sobrecarga de trabalho, atrasa o processo. 


O próximo passo do Itaú será enviar os termos ao movimento sindical, que fará avaliação final antes da assinatura do acordo. Será criado um grupo de trabalho bipartite para operacionalização. (SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo