Negros devem ter mais atenção ao Novembro Azul - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Negros devem ter mais atenção ao Novembro Azul
Em 08/11/2019

Negros devem ter mais atenção ao Novembro Azul

Negros devem ter mais atenção ao Novembro Azul

No mês dedicado ao combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul chama atenção principalmente dos homens negros. Além de ser mais susceptível, a doença vem muito mais grave quando comparada com o homem branco. Médicos recomendam o exame preventivo, principalmente após os 40 anos e com casos na família.

As razões ainda são desconhecidas, mas homens negros apresentam risco duas a três vezes mais do que o restante da população masculina, assim como tem o dobro da probabilidade de morrer por conta da doença. A ocorrência desse tipo de câncer nos homens brancos acontece em geral a partir dos 50 anos, porém em negros se dá entre cinco e dez anos mais cedo.

A dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais contribuem para diminuir o risco de incidência do tumor. Associado a diminuição do consumo de gordura animal e da prática de pelo menos 30 minutos diários de atividades físicas. O uso moderado de álcool e não fumar também ajuda na prevenção.

Como método de prevenção, os exames que os médicos recomendam são o de toque retal e a dosagem do PSA, que mede a quantidade de antígeno prostático específico, proteína que a depender do nível em que se encontra no sangue, pode indicar a presença de câncer ou algum tipo de inflamação na próstata. É necessário também ficar atento aos sinais do corpo e realizar exames periodicamente. Não deixe de se cuidar.(SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo