Ao contrário da Selic, os bancos elevam juros - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Ao contrário da Selic, os bancos elevam juros
Em 28/08/2019

Ao contrário da Selic, os bancos elevam juros

Ao contrário da Selic, os bancos elevam juros

Os bancos não param de lucrar. Boa parte do dinheiro vem da cobrança abusiva de juros. Nem mesmo a redução da Selic faz as empresas baixarem os índices cobrados aos clientes. Pelo contrário. A curva é sempre ascendente.


Para se ter ideia, a taxa básica de juros, caiu para 6% ao ano. Embora a Selic tenha atingido o menor nível histórico, as organizações financeiras seguem aplicando no cidadão. Os juros médios cobrados a pessoas físicas chega a 31,71% ao ano. As empresas também pagam caro, 15,08%.


Detalhe: a inadimplência, antes usada como desculpa para os aumentos consecutivos, vem reduzindo. Saiu de 3,64% em agosto de 2016 para 2,93% em junho passado.  


Os bancos também abusam do spread - diferença entre os que cobram dos clientes e o que pegam emprestado. Não é à toa que o Brasil tem o segundo maior spread bancário do mundo. De acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), o país só perde para Madagascar, uma economia 154 vezes menor. 


Com o governo Bolsonaro, que claramente trabalha para atender a agenda do grande capital financeiro, a tendência é os abusos continuarem. Talvez até piorarem. (SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo