Dia Nacional de Mobilização por educação, emprego e aposentadoria - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Dia Nacional de Mobilização por educação, emprego e aposentadoria
Em 12/07/2019

Dia Nacional de Mobilização por educação, emprego e aposentadoria

Dia Nacional de Mobilização por educação, emprego e aposentadoria

Hoje, acontece em Brasília, um grande ato por educação, emprego e aposentadoria, durante o 57 º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Em Itabuna, o ato será realizado a partir das 10h, na Praça Adami e contará com trabalhadores e trabalhadoras da região.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 006/2019) da reforma da Previdência aprovada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição – que hoje é de 30 anos para a mulher e 35 para os homens. Impõe uma idade mínima de 62 (mulheres) e 65 (homens) e a obrigatoriedade de 40 anos de contribuição para quem quiser se aposentar com o salário integral.

A proposta do governo de Jair Bolsonaro também diminui o valor do benefício. Hoje com 15 anos de contribuição, homens e mulheres se aposentam com 85% das 80% maiores contribuições, excluindo as 20% menores. Com a reforma, esse valor passa a ser de apenas 60% com 20 anos de contribuição dos homens e 15 anos das mulheres. Ambos os sexos já saem perdendo 25% do benefício.

Além disso, as viúvas e viúvos só receberão 60% do valor da pensão, mais 10% por dependente. Caso a pensão fique abaixo do salário mínimo, só terão direito aos R$998,00 se não tiverem nenhuma outra fonte de renda. Caso contrário, poderão receber uma pensão menor do que o valor do mínimo. A reforma também reduz o universo dos que têm direito a PIS/Pasep e retira do empregado que já se aposentou o direito a indenização de 40% do FGTS no caso de demissão. Tudo para agradar e beneficiar o ricos, em detrimento dos direitos da classe trabalhadora. 

Diga NÃO à Reforma da Previdência! Por mais emprego e educação!


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo