Bancários devem votar não ao trabalho nos finais de semana - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Bancários devem votar não ao trabalho nos finais de semana
Em 08/07/2019

Bancários devem votar não ao trabalho nos finais de semana

Bancários devem votar não ao trabalho nos finais de semana

Os bancários de todo o Brasil devem se mobilizar contra o trabalho aos sábados. O site do Senado Federal (https://www12.senado.leg.br) está fazendo uma pesquisa sobre o apoio da população à Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (MP 881), que permite o trabalho bancário aos finais de semana e acaba com a obrigatoriedade da existência da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em cada unidade com mais de 20 funcionários. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) orienta os trabalhadores a entrarem na pesquisa e votarem não.

Ataque à classe trabalhadora

A MP foi promulgada em 30 de abril pelo presidente Jair Bolsonaro. Os ataques do atual governo federal aos direitos dos trabalhadores não param, mesmo sem ter entrado em vigor, o pacote de maldade está sendo ampliado. Está em tramitação o Projeto de Lei de Conversão, que faz aportes à MP. Os 18 artigos da MP foram convertidos em 81 artigos do PL de conversão. Foram adicionados 63 artigos. A maioria deles desdobrados em dezenas e dezenas de parágrafos que retira os direitos dos trabalhadores.

A proibição do trabalho aos sábados, domingos e feriados é uma conquista de 1962

Os bancários trabalham seis horas por dia de segunda a sexta-feira. Nem todo mundo sabe, mas a jornada reduzida tem uma razão lógica. Até 1933, os bancários tinham uma jornada superior a oito horas. A categoria sofria com altos índices de adoecimento. As mais comuns eram a tuberculose e a neurose.

Fonte: Contraf


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo