Governo atrasa entrega de vacina Pentavalente - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Governo atrasa entrega de vacina Pentavalente
Em 05/07/2019

Governo atrasa entrega de vacina Pentavalente

Governo atrasa entrega de vacina Pentavalente

O governo Bolsonaro demonstra descaso com vários assuntos de extrema importância para os brasileiros e a saúde pública é um deles. Por conta da demora do repasse das doses de Pentavalente, bebês da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo estão com as vacinas vencidas. 


A distribuição irregular prejudica os recém-nascidos, pois as doses devem ser aplicadas aos 2 meses, 4 meses e 6 meses, gratuitamente, no SUS (Sistema Único de Saúde). A Pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite, doenças graves que podem matar crianças pequenas. Como ainda não há previsão de normalização da situação, a distribuição irregular das doses preocupa. 


O caminho natural deveria ser o Ministério da Saúde adquirir a vacina e distribuir para os governos estaduais, que repassam aos municípios. Porém, em alguns estados, o envio tem sido irregular e em quantidades insuficientes, o que impacta na redistribuição para as cidades. Em Salvador, por exemplo, os estoques estão baixos e, se não regularizar, a vacina pode acabar até o fim do mês. 


A falta das doses foi confirmada pelo Ministério da Saúde. Segundo o órgão, a vacina adquirida pelo Fundo Rotatório para Aquisições de Imunobiológicos da Organização Pan-Americana da Saúde tem de passar por análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade antes da distribuição.(SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo