PL desrespeita final de semana dos bancários. Reaja - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » PL desrespeita final de semana dos bancários. Reaja
Em 05/06/2019

PL desrespeita final de semana dos bancários. Reaja

PL desrespeita final de semana dos bancários. Reaja

O Projeto de Lei 1043/19 quer obrigar os bancos a abrir as agências no final de semana. Pela proposta do deputado federal David Soares (DEM-SP), as unidades abririam aos sábados, das 9h às 14h, e aos domingos, das 9h às 13h.  O PL, que ignora o Acordo Coletivo e as conquistas dos bancários, está sendo analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania. 

O Santander, por exemplo, já ensaia a abertura de agências nos finais de semana ao selecionar 29 unidades pelo Brasil para o que chama de “trabalho voluntário”, sob a justificativa de “educação financeira” aos sábados. O Sindicato da Bahia atento aos ataques contra os empregados realiza ato para impedir a atividade. 

O direito dos bancários de não trabalhar aos sábados e domingos é assegurado pela Lei 7.430/85, e está no artigo 224 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). A conquista não foi fácil. Mas, sim, através de muita luta do movimento sindical, que já enfrentava o setor mais poderoso desde 1962, quando aconteceu a maior greve da categoria no país. 

Os bancários devem se manifestar contra o projeto de lei na enquete disponibilizada no site da Câmara Federal. Vote e defenda o direito garantido de não trabalhar aos finais de semana. Caso o PL seja aprovado nas comissões, seguirá para votação em plenário. (Bancários Bahia)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo