Governo ataca universidades. Lamentável! - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Governo ataca universidades. Lamentável!
Em 06/05/2019

Governo ataca universidades. Lamentável!

Governo ataca universidades. Lamentável!

Na clara tentativa de censurar a liberdade de manifestação e a diversidade e por temer a educação livre e crítica, o governo Bolsonaro faz mais um ataque injustificado às universidades federais brasileiras, com o anúncio do corte de 30% dos recursos das instituições.

A justificativa para a atitude é ainda mais absurda. O ministro da Educação, Abraham Weintrab, afirmou que o bloqueio da verba seria feito nas universidades que não apresentassem desempenho acadêmico esperado e tivessem promovendo “balbúrdia”.

 

Primeira universidade do Nordeste, a UFBA é a 10ª instituição brasileira e a 30ª da América Latina no ranking Times Higher Education (THE), da revista inglesa Times, que avalia 1.250 universidades de 36 países. Também foi considerada a 14ª melhor entre 196 universidades brasileiras em 2018.

 

O reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, rebateu a declaração e afirmou que “a UFBA reafirma-se enquanto espaço democrático e dinâmico, onde se realizam eventos dentro dos marcos legais, e que se orgulha de ter como uma de suas marcas a porosidade à presença, em seus espaços, de atores sociais os mais diversos, todos eles bem-vindos, de movimentos sociais a industriais, de comunidades tradicionais a empresários, de intelectuais destacados a gestores públicos e parlamentares”.

 

Resistência
Em protesto à atitude absurda do governo, acontece plenária e ato público unificado, na segunda-feira (06/05), a partir das 9h, na Faculdade de Educação da UFBA. A atividade é organizada pela ASSUFBA, APUB e o DCE. (SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo