Bancos adoecem os funcionários. Preocupante! - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Bancos adoecem os funcionários. Preocupante!
Em 08/02/2019

Bancos adoecem os funcionários. Preocupante!

Bancos adoecem os funcionários. Preocupante!

Pressão, metas, assédio moral, sobrecarga. O ambiente de trabalho nos bancos está cada dia mais doentio e fazendo muita gente perder a saúde mental e física. O número de bancários afastados por doença ou acidente de trabalho disparou, saindo de 13.297 para 17.310 em apenas oito anos (2009 a 2017).

O crescimento é de 30%, segundo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Outro dado é ainda mais preocupante. Mais de 50% dos casos são de transtornos mentais, aumento de 61,5% no período. Os afastamentos relacionados as LER/Dorts tiveram elevação menos acentuada, 13%.

Vale destacar que o levantamento desconsidera os bancários que tiveram o benefício indeferido, cada dia mais comum diante da política do governo de perseguição aos afastados. Milhões de auxílios previdenciários e aposentadorias foram anulados depois do golpe jurídico-midiático-parlamentar, em 2016.

Os pensionistas que sofrem com doenças psicossomáticas, que normalmente não apresentam sequelas aparentes, são os mais prejudicados pela política de revisão dos benefícios. O pior é que o cenário não aponta mudanças. Pelo contrário. 

O governo Bolsonaro continua caçando os trabalhadores doentes. Para completar, acabou com o Ministério do Trabalho - pasta responsável por fiscalizar e penalizar empresas que impõem jornadas degradantes e más condições de trabalho. (SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo