Direitos humanos no Brasil estão sob ataque - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Direitos humanos no Brasil estão sob ataque
Em 21/12/2018

Direitos humanos no Brasil estão sob ataque

Direitos humanos no Brasil estão sob ataque

A CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) da OEA (Organização dos Estados Americanos) fez um alerta sobre o forte enfraquecimento institucional da área de direitos humanos no Brasil. 

No texto, as afirmações são mais do que verdadeiras e sentidas no cotidiano de cada brasileiro, principalmente os negros e os mais pobres. Para a CIDH, apesar dos avanços, o país não teve sucesso na abordagem estrutural de desigualdade e discriminações profundas, principalmente raciais e sociais. 

O Brasil já foi referência em direitos humanos. Criou secretaria específica para a área, fortaleceu as defensorias públicas e aumentou a participação da sociedade civil na gestão pública, além de promover ações afirmativas como a Lei de Cotas.

Segundo dados da Seppir (Secretaria de Políticas para Programação da Igualdade Racial), entre 2012 e 2015, mais de 150 mil estudantes negros entraram em universidades federais por meio de políticas de cotas. 

Entretanto, para o presidente eleito, Jair Bolsonaro, questões como políticas afirmativas de inclusão e reparação são vistas como “coitadismo”. Afirma que não tem dívida nem escravizou ninguém, portanto, reparar estas questões centenárias não é uma prioridade neste governo. O alerta foi dado.(SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo