Funcef ignora os investimentos mais rentáveis - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Funcef ignora os investimentos mais rentáveis
Em 21/12/2018

Funcef ignora os investimentos mais rentáveis

Funcef ignora os investimentos mais rentáveis

Os FIPs (Fundos de Investimento em Participação), conhecidos como investimentos estruturados, apresentam a maior rentabilidade na carteira da Funcef. São mal compreendidos porque o retorno é em longo prazo. Pode levar um tempo até ver o rendimento ao investir em hidrelétricas, estradas, aeroportos e outros empreendimentos de infraestrutura. 

A valorização dos FIPs de dezembro de 2017 a setembro de 2018 foi de 13,54%, quase o dobro dos 7,98% dos ativos de renda fixa, que atualmente representam mais de 60% dos ativos investidos. Mesmo com bons resultados, a Funcef reduziu a alocação de recursos em fundos de investimentos em dois pontos percentuais. Hoje alcança apenas 3,32%.

Chegam a 9,97% as operações com participantes, linha de crédito oferecida pela Funcef. Esta é a segunda aplicação com maior rentabilidade. Os participantes pagam juros maiores do que os pagos pelo governo nos títulos públicos.

Investimento 
Dentre os planos da Fundação, o REG/Replan Saldado foi o que mais investiu nos FIPs em 2017, com 4,7% de carteira de investimentos. Depois vem o Não Saldado (4,3%), REB (4,14%) e Novo Plano (2,77%). (SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo