Empregados da Caixa com doenças crônicas - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Empregados da Caixa com doenças crônicas
Em 02/10/2018

Empregados da Caixa com doenças crônicas

Empregados da Caixa com doenças crônicas

A sobrecarga de trabalho e a ausência de política de saúde do trabalhador têm levado os empregados da Caixa ao adoecimento crônico. Nos últimos 12 meses, um em cada três bancários diz ter apresentado algum problema de saúde em decorrência do trabalho.

Do total dos trabalhadores doentes, 10,6% relataram depressão. Estresse e outras doenças psicológicas representam 60,5% dos casos. Do total, 53% precisaram recorrer a algum medicamento, a maioria antidepressivos e ansiolíticos (35,3%). Mas têm ainda anti-inflamatórios (14,3%) e analgésicos (7,6%).

Dados da Pesquisa Saúde do Trabalhador da Caixa também apontam que aproximadamente 8% dos empregados dizem que já entraram em licença médica por problemas de saúde mental. A média de afastamento é de 125 dias e apenas 13,6% tiveram a CAT emitida pela Caixa.

Entre os empregados que atuam nas agências, 36,4% foram acometidos com problemas de saúde, enquanto 26,5% dos que trabalham nos setores administrativos ficaram doentes. A CAT só foi emitida em 3,5% dos casos ocorridos nas agências. Nas áreas meio, a emissão dos comunicados foi realizada em 6,8% das situações.

A pesquisa foi apresentada ao Ministério Público do Trabalho para que os dados sejam analisados e as devidas providências tomadas.(SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo