Crise passa bem longe dos bancos no Brasil - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Crise passa bem longe dos bancos no Brasil
Em 01/10/2018

Crise passa bem longe dos bancos no Brasil

A crise na economia nacional só não atinge o sistema financeiro. O lucro líquido dos principais bancos do país no primeiro semestre mostra. BB, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander colocaram nos cofres R$ 41,9 bilhões no período.

Enquanto as organizações financeiras nadam em maré mansa, o povo sente na pele os efeitos da política de austeridade. Quase 13 milhões de pessoas estão desempregadas e muitos deles são ex-bancários que perderam o emprego da noite para o dia.

Com o falso discurso de elevar a eficiência, os bancos reduzem drasticamente o quadro de pessoal. Para se ter ideia, no mesmo semestre em que lucraram R$ 41,9 bilhões, as empresas cortaram 2.445 postos de trabalho. Desde 2012, foram eliminadas 57.045 vagas, aponta o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico).

Não é só isso. O número de agências também tem caído. Resultado: bancários extremamente sobrecarregados e doentes. Não é a toa que a categoria é uma das que mais se afastam por problemas de saúde relacionados ao trabalho.(SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo