Jovens são as principais vítimas de agrotóxicos - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Jovens são as principais vítimas de agrotóxicos
Em 04/07/2018

Jovens são as principais vítimas de agrotóxicos

Jovens são as principais vítimas de agrotóxicos

O agronegócio foi beneficiado com a aprovação do PL do veneno, mas parece esquecer os efeitos nocivos dos agrotóxicos. O uso pode causar malformação congênita, câncer ou provocar distúrbios hormonais e danos ao sistema reprodutivo. Um fato importante, revelado por dados oficiais, são que crianças e adolescentes são ao mais intoxicados pelo uso de produtos químicos na produção de alimentos.

De 2007 a 2014, foram registrados 25 mil intoxicações. Os números, no entanto, podem ser bem maiores, pela falta de notificação das ocorrências. Segundo o levantamento, 20% dos casos aconteceram na faixa etária entre 0 e 14 anos. Nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso, 30% das vítimas têm entre 0 e 4 anos.

Os problemas são maiores. Entre os jovens de 10 a 14 anos, a segunda maior causa de intoxicação por agrotóxicos no período, foi a tentativa de suicídio. Foram registrados 300 casos crianças e adolescentes no Brasil que tentaram se matar com agrotóxicos. 

Há ainda casos de intoxicação por alimentos. No caso dos bebês, uma das suspeitas para explicar a contaminação é o contato com os pais trabalhadores na agricultura e diretamente expostos aos produtos, além da ingestão de alimentos com resíduos e também a exposição aos agrotóxicos durante pulverizações, principalmente aéreas. (SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo