Sistema tributário é um ponto fora da curva - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Sistema tributário é um ponto fora da curva
Em 12/06/2018

Sistema tributário é um ponto fora da curva

Sistema tributário é um ponto fora da curva

O sistema tributário brasileiro é injusto e é um dos fatores determinantes para a desigualdade no Brasil. Quando o assunto é a carga paga pelos cidadãos, o país ocupa a 14ª posição no ranking mundial, similar, inclusive, a nações desenvolvidas. 

No Brasil, a carga tributária equivale a 32% do PIB (Produto Interno Bruto). No Reino Unido, por exemplo, o índice é de 32,5%. Na comparação com os 34 países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o sistema tributário brasileiro é um ponto fora da curva.

No que se refere à progressividade, há uma elevada tributação do consumo (50% da carga tributária do país) e uma baixa taxação da renda e do patrimônio (25% da carga).

A taxação das grandes fortunas é defendida, inclusive, para reduzir as desigualdades. Enquanto famílias que ganham até dois salários mínimos destinam 49% da renda com tributos, quem tem rendimento superior a 30 mínimos, com capacidade econômica e patrimônio superiores, paga quase metade, 26%. 

Há uma incoerência incontestável no Brasil. Os mais pobres, que ganham muito menos, pagam muito mais em impostos. E o que é pior. Não veem o retorno do dinheiro pago em serviços públicos de qualidade. Já os mais ricos, são abonados.(SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo