Democracia tem de ser resgatada e fortalecida - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Democracia tem de ser resgatada e fortalecida
Em 06/06/2018

Democracia tem de ser resgatada e fortalecida

Democracia tem de ser resgatada e fortalecida

Um olhar panorâmico sobre a história do Brasil revela uma amarga constatação: nossa frágil democracia – interrompida por vários períodos de exceção, como a ditadura civil militar (1964 e 1985) –, volta a ser ameaçada. O golpe de 2016, disfarçado de impeachment, e que se propunha a ser “uma ponte para o futuro”, resultou em enormes retrocessos para trabalhadores e população em geral, com altos índices de desemprego, perda de direitos, redução do poder de compra das famílias, aumento das desigualdades sociais e desmonte do patrimônio nacional.

Ainda temos um Legislativo que não apenas promoveu o golpe como continua votando contra a sociedade brasileira. A reforma trabalhista, por exemplo, é um desmonte dos nossos direitos e foi feita para defender os lucros de empresários, banqueiros, ruralistas, cujos interesses estão muito bem representados no Congresso.

É bom lembrar que a categoria bancária está iniciando sua Campanha em meio ao desmonte trabalhista promovido pela reforma de Temer. Nesse contexto, onde não temos mais nem a garantia da nossa CCT após 31 de agosto (a nova lei trabalhista acabou com o princípio da ultratividade que garantia a validade de um acordo até a assinatura de outro).

É preciso defender a manutenção de direitos conquistados, mas também lutar pela democracia, inclusive pela realização de eleições, que também correm risco com o golpe.

A classe trabalhadora tem de sair fortalecida das urnas em outubro deste ano.

Fonte: Contraf


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo