6º Seminário de Imprensa: A comunicação como setor estratégico na prática política sindical - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » 6º Seminário de Imprensa: A comunicação como setor estratégico na prática política sindical
Em 04/06/2018

6º Seminário de Imprensa: A comunicação como setor estratégico na prática política sindical

6º Seminário de Imprensa: A comunicação como setor estratégico na prática política sindical

“Fortalecer a comunicação sindical para enfrentar os ataques do capital”, esse foi o tema do 6º Seminário Unificado da Imprensa Sindical e do 4º Encontro dos Jornalistas Sindicais, realizado de 31/05 a 02/06, em Salvador.

O seminário, além de promover debates e palestras sobre o fortalecimento dos Sindicatos através da imprensa sindical, tratou da importância desse segmento para as políticas voltadas para a classe trabalhadora e movimentos sociais.

“Para que haja uma comunicação sindical eficiente, é necessário que haja uma ação politica da entidade sindical também eficaz, pois é a ação em conjunto que criará credibilidade com a categoria e um melhor andamento nos processos de luta por melhores condições de trabalho”, afirmou Rita Casaro, Membro do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, presente na mesa de abertura “Comunicação sindical – Fortalecer para o enfrentamento aos ataques do capital”.

Outro aspecto importante levantado na mesa diz respeito ao poder da mídia hegemônica no país ao tentar silenciar pautas e entidades que representam os trabalhadores.

“O movimento social é atacado todos os dias pela mídia hegemônica e assuntos importantes da pauta trabalhista, por exemplo, são tratados de forma tendenciosas, no entanto, o que os sindicatos estão fazendo para contrapor isso? Hoje, a mídia alternativa muito nos favorece. Ela deve ser fortalecida e não fragmentada ”, declarou a jornalista sindical Kardé Mourão, ex-presidenta do Sinjorba e ex-diretora da Fenarj.

Ao logo dos três dias de seminário, profissionais e estudantes de comunicação, dirigentes e militantes sindicais de todo o país, discutiram e trocaram experiências sobre o fortalecimento da comunicação sindical frente aos ataques do capital e de uma política neoliberal que tenta acabar com os direitos dos trabalhadores no país.

Em todas as mesas temáticas, houve o consenso de que a comunicação sindical é um segmento estratégico importante no cotidiano dos sindicatos por exercerem não só um papel de resistência frente a mídia hegemônica, como também um papel formador, que organiza e define a luta dos trabalhadores através da luta de classes e melhores condições de trabalho.

Por Bruno de Azevedo - Jornalista Sindical do Seeb Itabuna



Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo