'Pacote do Veneno' não é votado. Vitória! - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » 'Pacote do Veneno' não é votado. Vitória!
Em 18/05/2018

'Pacote do Veneno' não é votado. Vitória!

'Pacote do Veneno' não é votado. Vitória!

Vitória para os brasileiros que são contra a utilização de agrotóxicos em alimentos e na água consumidos. Os deputados da bancada ruralista da Comissão Especial na Câmara Federal foram vencidos e o ‘Pacote do Veneno’ não passou. É que, após três horas de intensos debates, os 27 projetos que visam facilitar ainda mais o registro, venda e utilização dos produtos não foram votados.

Apesar de tentar manipular informações através de uma nota técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o grupo que defende as substâncias na agricultura não obteve êxito, nesta quarta-feira (16/05), porque o texto também aponta problemas relacionados a regras para os registros. O problema é que o pacote ainda pode ser votado no próximo dia 29. 

Para pressionar ainda mais os parlamentares, diversos órgãos, como o Inca (Instituto Nacional do Câncer) e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), listam os prejuízos causados pelos agrotóxicos e que podem piorar com as alterações na lei atual. Além de defenderem medidas para reduzir ou até banir o uso dos produtos, como acontece em muitos países. 

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (MDB-RJ), se comprometeu, depois de receber deputados, especialistas e ativistas contrários ao ‘Pacote Veneno’, em criar comissão especial para analisar o PL 6.670/2016. O texto estabelece a Pnara (Política Nacional de Redução de Agrotóxicos). A publicação no Diário Oficial é esperada para os próximos dias. 

Fonte: SBBA


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo