Bancada ruralista quer empurrar “pacote do veneno” - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Bancada ruralista quer empurrar “pacote do veneno”
Em 15/05/2018

Bancada ruralista quer empurrar “pacote do veneno”

Bancada ruralista quer empurrar “pacote do veneno”

Líder mundial na utilização de pesticidas, o Brasil pode abrir espaço ainda mais para a fabricação, registro, comercialização e utilização de agrotóxicos. A bancada ruralista quer votar nesta semana o “Pacote do Veneno”, um conjunto de 27 projetos de lei que viabilizam o uso das substâncias.

A Comissão Especial na Câmara Federal tem maioria de deputados ligados à bancada ruralista. Ou seja, parlamentares que atuam em favor dos interesses dos grandes proprietários de terras, que utilizam em grande escala os agrotóxicos.

Se os projetos passarem, a situação do Brasil tende a piorar. Entre 2000 e 2004, o consumo no país subiu de 170 mil para 500 mil toneladas. Segundo a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), hoje 504 agrotóxicos são permitidos no Brasil. Do total, 30% são proibidos pela União Europeia.

Pelas regras propostas pelos ruralistas, se um agrotóxico for utilizado oficialmente por um dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) para ser automaticamente regularizado no Brasil. (SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo