Financiários definem a pauta de reivindicações - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Financiários definem a pauta de reivindicações
Em 07/05/2018

Financiários definem a pauta de reivindicações

Agora é para valer. A pauta de reivindicações dos financiários está definida e as negociações da campanha salarial com a Fenacrefi devem começar ainda neste mês. Mas, antes, a minuta deve passar por avaliação do Comando Nacional dos Bancários e dos trabalhadores, por meio de assembleias. A categoria tem data-base em 1º de junho.  

A intenção é manter a atual convenção coletiva de trabalho, porém, com ajustes. Uma das decisões vai além da campanha salarial: ampliar o diálogo com os trabalhadores sobre a importância das eleições, afinal, o que resta de direito está em jogo, a exemplo da aposentadoria.

A definição foi tomada durante a 3ª Conferência Nacional dos Financiários, realizada quinta e sexta-feira (03/05 e 04/05), em São Paulo. 

Importante destacar que esta é a primeira campanha salarial pós reforma trabalhista e os trabalhadores devem estar unidos para garantir a manutenção dos direitos. Por isso, é fundamental caminhar ao lado dos sindicatos.

Dados
Nos dois dias debates, muitos dados foram apresentados. Segundo a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), em dezembro de 2016, o país tinha 5.624 financiários. A categoria representa 0,7% do total de empregos no sistema financeiro formal (853.575).

Entre 2006 e 2016, a remuneração média aumentou 15,5% em termos reais, ganho superior àquela percebida na média do setor financeiro (7,6%). Quanto ao perfil, os dados demonstram que as mulheres são maioria (57%). No entanto, recebem remunerações, em média, 31,9% inferiores à dos homens.(SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo