Brasil tem 35 milhões sem acesso a água potável - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Brasil tem 35 milhões sem acesso a água potável
Em 04/05/2018

Brasil tem 35 milhões sem acesso a água potável

No país, os investimentos em água e esgoto, entre 2015 e 2016, caíram de R$ 13,26 bilhões para R$ 11,51 bilhões, segundo dados do Instituto Trata Brasil. As 100 maiores cidades do país reduziram as verbas em termos reais para o saneamento básico. O setor, que estava estagnado, retrocedeu. O povo é quem sofre. 

Quase metade da população brasileira, ou 48,1%, não tem acesso à coleta de esgoto e pelo menos 35 milhões de pessoas não são abastecidas com água potável.

Somente 45% do esgoto gerado no Brasil passa por tratamento. Ou seja, 55% são despejados diretamente na natureza, o que equivale a 5,2 bilhões de metros cúbicos por ano ou quase 6 mil piscinas olímpicas de esgoto por dia. 

O ritmo lento de investimentos vai na contramão dos compromissos assumidos pelo Brasil em políticas públicas nacionais e internacionais, como os do Plano Nacional de Saneamento Básico, e os assinados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015. A promessa era de universalizar o acesso à água potável e alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos.(SBBA)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo