A importância da contribuição sindical - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » A importância da contribuição sindical
Em 08/02/2018

A importância da contribuição sindical

A importância da contribuição sindical

Os sindicatos são os principais instrumentos de luta e organização dos trabalhadores contra a exploração do grande capital. Fundamentais para garantir conquistas e assegurar o cumprimento da legislação por parte das empresas.

A Constituição de 1988 reconheceu as entidades enquanto representantes dos trabalhadores. Em 2007, com a regulamentação das centrais sindicais, muitas das ações passaram a ser conjuntas em benefício da classe trabalhadora.

Muito além das questões econômicas, como os salários, os sindicatos negociam e fecham acordos coletivos em busca de melhorias nas condições de trabalho. Férias, 13º salário, licença-maternidade de seis meses são só alguns dos exemplos dos direitos assegurados.

Só um sindicato forte e organizado é capaz de garantir vitórias à categoria. Por isso, a importância da contribuição sindical que, além de ajudar a manter a entidade e ampliar a estrutura, contribui para o fortalecimento da base.

Portanto, a defesa da continuidade dos sindicatos enquanto ferramenta de luta é uma tarefa de cada trabalhador. "Defender e fortalecer o movimento sindical é condição para o equilíbrio na luta entre o capital e o trabalho", afirma o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo.

 

Fonte: SBBA


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo