SESSÃO ESPECIAL DISCUTE PRIVATIZAÇÃO DOS BANCOS PÚBLICOS - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » SESSÃO ESPECIAL DISCUTE PRIVATIZAÇÃO DOS BANCOS PÚBLICOS
Em 13/11/2017

SESSÃO ESPECIAL DISCUTE PRIVATIZAÇÃO DOS BANCOS PÚBLICOS

SESSÃO ESPECIAL DISCUTE PRIVATIZAÇÃO DOS BANCOS PÚBLICOS

Debater os impactos da privatização dos bancos públicos para o desenvolvimento econômico regional. Este é o objetivo de uma sessão especial, que ocorrerá hoje (13), às 16 horas, na Câmara de Vereadores de Itabuna. A sessão é uma iniciativa do mandato do vereador Jairo Araújo (PCdoB). Confira abaixo entrevista com o vereador sobre a importância em se defender os bancos públicos.

 

Entrevista com Jairo Araújo – Vereador PCdoB Itabuna

1)      O que o motivou a solicitar sessão especial na Câmara de Vereadores, com o objetivo de discutir os bancos públicos?

Jairo: Há uma política de desmonte do estado nacional, a partir do Golpe que levou o atual presidente da república, ilegítimo Michel Temer, ao poder. Nesta política de venda do patrimônio nacional, está na alça de mira os bancos públicos, como Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Entendemos que esta sessão é importante para levarmos as informações à população sobre os riscos e as consequências destas privatizações, caso se concretizem.

2)      Qual a relação dos bancos públicos com o nosso município?

Jairo: Os bancos públicos têm um papel relevante no Brasil e também nos municípios, pois atuam como veias do desenvolvimento das economias locais. Através das políticas públicas adotadas nos governos Lula e Dilma, milhões de pessoas tiveram acesso aos bancos públicos, potencializando também a economia. Caso a privatização ocorra, municípios menores quebrarão. Aposentadorias, FGTS, programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida, são políticas públicas executadas a partir da existência dos bancos públicos. Por isso é necessário, cada vez mais, que a população tenha acesso a essas informações.

3)      Na sua opinião, que papel os bancos públicos devem cumprir junto ao povo no sentido de promover a cidadania e o desenvolvimento nacional?

Jairo: Entendemos que bancos como BB, Caixa e BNB desempenham papel crucial no desenvolvimento regional, constituindo canais de direcionamento de crédito para fomentar o desenvolvimento econômico e a infraestrutura das respectivas regiões, bem como o acesso da população a políticas públicas voltadas para moradia, geração e distribuição de renda.


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo