EX-PRESIDENTES DA CAIXA DENUNCIAM DESMONTE DO BANCO - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » EX-PRESIDENTES DA CAIXA DENUNCIAM DESMONTE DO BANCO
Em 07/11/2017

EX-PRESIDENTES DA CAIXA DENUNCIAM DESMONTE DO BANCO

EX-PRESIDENTES DA CAIXA DENUNCIAM DESMONTE DO BANCO

A luta pela manutenção da Caixa 100% pública ganhou fortes aliados esta semana. Os ex-presidentes do banco público que mais tem função social no Brasil denunciaram, em artigo publicado pela revista Carta Capital, o desmonte da instituição financeira.

Jorge Mattoso, Maria Fernanda Ramos Coelho, Jorge Hereda e Miriam Belchior criticam a tentativa de transformar a Caixa em Sociedade Anônima “para, em seguida, colocar suas ações no mercado e, dessa forma, ajudar o governo Temer e seu austericídio, destinando ao Tesouro Nacional os bilhões de reais que as ações poderiam gerar”.

E ressaltam que “a abertura de capital da Caixa levaria ao seu fim como banco 100% público, até agora capaz de gerar políticas inovadoras, criar novos mercados, favorecer ações sociais e alavancar políticas anticíclicas em períodos de crise”. Por exemplo, “entre 2003-2004 e 2007, voltado mais intensamente para pessoas físicas, em meio ao crescimento da nova classe média” e “em 2012 e 2013, quando, após as políticas anticíclicas, se buscou reduzir os juros e os spreads bancários”.

Esse papel exercido pela Caixa, e tão fundamental para toda a sociedade brasileira, não é de interesse dos bancos privados. Se o Brasil perder mais esse banco público, nos tornaremos novamente e mais do que nunca reféns do capital internacional. Por isso estamos na luta em defesa da Caixa, do BB, BNB, BASA e do BNDES. (SPBancários)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo