Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas é novamente tema do I de Maio deste ano - Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região
Home » Notícias » Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas é novamente tema do I de Maio deste ano
Em 27/04/2011

Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas é novamente tema do I de Maio deste ano

Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas é novamente tema do I de Maio deste ano

Com o tema “40 Horas Já!”, as centrais sindicais de todo o país estarão unificadas no dia Primeiro de Maio – Dia Internacional do Trabalho – bradando aos quatro cantos do País a urgente necessidade de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 231/95) que espera há 16 anos para ser aprovada no Congresso Nacional.

A PEC 231/95 propõe reduzir a jornada de trabalho das atuais 44 horas para 40 horas. Aumenta também de 50% para 75% o adicional da hora extra. A discussão em torno do assunto é anterior a 1995. Na assembléia constituinte de 1988, houve um forte debate para decidir qual seria a carga horária do trabalhador brasileiro. A jornada de 44 horas acabou prevalecendo.

Além da luta pela Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais sem redução dos salários, o Primeiro de Maio em todo o Brasil será um momento de intensificar a pressão pelo aumento do Salário Mínimo de 580,00, a correção da tabela do IR, o Piso Regional, a intensidade das lutas na defesa de uma agenda positiva pela manutenção e ampliação das conquistas sociais e trabalhistas.

Em Itabuna as atividades do Primeiro de Maio são coordenadas pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil CTB/Regional Sul da Bahia) e seus sindicatos filiados, a saber: Sindicato dos Bancários, Comerciários, Sintratec (Têxteis e Calçadistas), Sindserv (Servidores Municipais), Sindimed (Médicos), Sindicacau (Alimentação), Sindiacs/ACE (Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias), STR (Rurais), Sintracom (Construção Civil), e Sintragráficos.

No sábado, dia 30 de abril, a partir das 18 horas acontece o I Encontro Gospel dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sul da Bahia com a participação de bandas e cantores evangélicos. No domingo, 01/05, as atividades serão concentradas na Usemi, a partir das 8 horas.

Além dessas entidades sindicais, as atividades do Primeiro de Maio em Itabuna contam com apoios e participações de lideranças dos movimentos sociais, estudantis e de associação de moradores.

A CTB firmou parcerias com a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Departamento de Transito (Detran) e com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para oferecer aos presentes nas atividades serviços sociais, entre outros.

Além disso, a parte festiva das comemorações pelo Primeiro de Maio em Itabuna contará com apresentações das Bandas Nova Era, Bis e Zabumbahia.

CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB/Regional Sul da Bahia

 

 


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo