Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região - artigo_id:3678
Em 12/12/2013

Audiência Pública sobre o Porto Sul em Itabuna nesta sexta

Audiência Pública sobre o Porto Sul em Itabuna nesta sexta

O IBAMA realizará na próxima sexta-feira, dia 13/12, audiência pública em Itabuna sobre o Porto Sul. O evento acontece no Ginásio coberto da Vila Olímpica, no bairro São Caetano, às 19 horas.
Como participante da audiência deixo aqui algums pontos para reflexão acerca do Complexo Porto Sul:
O Sul da Bahia tem o privilégio de contar com remanescentes da bela e exuberante  Mata Atlântica, lar de uma incrível biodiversidade, além de rico manancial aquífero. 
Contudo, a ação devastadora e predatória do homem está objetivando a degradação e extinção dessa verdadeira pérola através da cultura do eucalipto, da atividade pecuária, dos grandes empreendimentos imobiliários, da poluição através de lixões e dos esgotos e como se não bastasse, mais uma grande ameaça: o Complexo Porto Sul, que a médio prazo mudará todo o cenário do litoral norte de Ilhéus.
Onde hoje vemos ainda o verde, em breve enxergaremos apenas construções em meio a poluição atmosférica da fuligem do minério de ferro. O pior é que tanto a preservação ambiental quanto o potencial turístico da Costa do Cacau estão sendo relegadas a segundo plano em nome do desenvolvimento econômico a serviço da exportação de produtos primários, minérios e grãos, mantendo o velho modelo agro mineral exportador. 
Que a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) seja necessária, mas o Porto Sul não é, tendo em vista que a ferrovia poderia terminar no Porto de Aratu, em Salvador, que deveria ser ampliado e modernizado, onde já existe um complexo bimodal.
Os agentes econômicos estão tão firmes no seu objetivo, que cegaram completamente as forças políticas, a tal ponto de ninguém levantar a voz contra a implementação do projeto na APA da Lagoa Encantada, e posteriormente quando foi anunciada a ampliação da área do Complexo Porto Sul, reduzida depois pelo Ibama, após estudos e debates com os ambientalistas.


Participe do debate!

* Jorge Barbosa, bancário, graduado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Fespi/Uesc)


Desenvolvido por Porttal Webdesign

Topo